16/09/2008

Enquanto no Brasil a terceira geração ainda engatinha...



3G No mundo
Em 80 países ela já dá bons passos, como na Europa, Japão e Estados Unidos, desde o início da década.São 131 milhões de usuários com acesso à Internet em altas velocidades utilizando as tecnologias de terceira geração, sejam elas WCDMA ou EV-DO(disponível pela Vivo em Campos RJ). Deste total, 51% estão na Europa e outros 45% na Ásia.
Ásia, Europa e Japão são os países com maior concentração de celulares WCDMA, já que o padrão mais utilizado nesses países é exatamente o GSM(nosso caso o famoso "chip"), assim como no Brasil. Já a Coréia e os Estados Unidos têm como padrão a tecnologia que vem do CDMA, o EV-DO("sem chip"). É interessante notar também que a China é a única que opera em TDSCDMA, uma das cinco tecnologias aprovadas pela União Internacional de Telecomunicações como padrão de acesso de terceira geração.Os países da América Latina, como Argentina, Chile, Paraguai, Peru, México, Uruguai, Equador e Guatemala iniciaram seus serviços de terceira geração no primeiro semestre de 2007. A maioria deles segue o padrão WCMA/HSDPA (evolução da rede GSM), assim como o Brasil.
No caso de Campos/RJ, a Vivo recetemente arrematou sua área como outras do Rio, e promete em breve migrar para HSDPA ,sinal de terceira geração(3G)diferente do fornecido EV-DO(evolução da rede CDMA).

Nenhum comentário: