22/12/2008

13 cidades alagadas no RJ.

 Apesar da chuva, que deixou 13 cidades alagadas e 30 mil moradores desalojados, ter dado uma trégua em parte das Regiões Norte e Noroeste do Rio de Janeiro, o nível dos rios que transbordaram ainda continuam alto.

Seis cidades decretaram situação de emergência. São elas: Laje do Muriaé, Aperibé, Cardoso Moreira, Italva, Santo Antônio de Pádua e Itaperuna, onde até os serviços básicos são prestados à população com muita dificuldade.

 

 Para os moradores de Três Vendas em Campos dos Goytacazes, chegar em casa não é tarefa fácil. O acesso à comunidade, em Campos, é feito por helicóptero, barco ou Trator, o único veiculo terrestre que ainda consegue fazer a travessia nos pontos alagados. Em algumas residências o telhado continua quase encoberto. Desde sábado a região foi tomada pelo Rio Muriaé, que subiu oito metros.


 Cardoso Moreira é o único município em estado de calamidade pública. O principal problema é a falta de água. Dos 12 mil habitantes, 10 mil tiveram que sair de casa.


Em Campos, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros montaram uma operação no aeroporto da cidade para socorrer pacientes de distritos ilhados pela chuva. O helicóptero do resgate chega com as vítimas da enchente. São moradores com problemas de saúde da localidade de Três Vendas, em Campos. No aeroporto, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil montaram um esquema especial de atendimento. Os pacientes que chegam são levados imediatamente para o hospital.

 A todo momento, os mantimentos são descarregados. A Força Aérea já trouxe mais de sete toneladas de alimentos. As doações vão para várias cidades do norte e do noroeste do estado. 

(fonte: RJ TV)

Nenhum comentário: