09/12/2008

Dia Internacional contra a Corrupção no Pais da corrupção

Hoje (09/12/08) se comemora o Dia Internacional contra a Corrupção, dia sem muito motivo pra comemoração em um pais onde impera a lei do “olho por olho, cifra por cifra”. Pais que segundo o ranking da ONG Transparência Internacional, esta em 17º lugar entre os 22 maiores países exportadores.   O fator analisado é o comportamento de seus empresários em relação às nações que importam seus produtos. Ainda segundo o relatório da ONG - Os ''grandes''empresários Brasileiros têm o ''mal'' hábito de subornar autoridades de segundo escalão de outros países para facilitar suas exportações.

 O Dia Internacional contra a Corrupção, celebrado no dia 9 de dezembro, é uma referência à assinatura da Convenção das Nações Unidas contra Corrupção, ocorrida na cidade mexicana de Mérida. Em dezembro de 2003, mais de 110 países assinaram a Convenção, que esta em vigor desde dezembro de 2005.

 Os governos são responsáveis por realizar ações eficientes contra corrupção, e cabe aos países signatários implementar a Convenção. A sociedade civil e o setor privado desempenham um papel importante ao apoiar os governos na implementação da Convenção e exigindo que a administração pública seja mais transparente e aberta a mecanismos de fiscalização e controle. Entretanto, nem todos os países oferecem as condições necessárias para a realização dessas atividades. Por isso, o UNODC oferece assistência técnica por meio de serviços de consultoria legal para a ratificação da convenção e projetos de cooperação técnica focados em ações preventivas.

 A Convenção foi criada com o intuito de proporcionar aos países a estrutura legal que possibilite criminalizar práticas de corrupção, cooperar no enfretamento de paraísos fiscais e legais para funcionários corruptos e ajudar os governos signatários na recuperação de ativos desviados. 

 Weydder A. (Fonte:UNODC)

Nenhum comentário: