12/01/2009

Para saber mais: Tartarugas Marinhas.

 As tartarugas marinhas são animais solitários e possuem a audição, a visão e o olfato bem desenvolvidos, além de uma grande capacidade de orientação. Medem dois metros de comprimento e pesam 600 kg. As tartarugas marinhas podem ser vegetarianas, carnívoras e onívoras. Elas se alimentam de águas-vivas e de sua fauna acompanhante. Infelizmente, muitas vezes elas confundem sacos plásticos com águas-vivas e morrem por indigestão. Sua boca não possui dentes, somente mandíbulas com bordas afiadas. Podem dormir na superfície ou no fundo do mar, sob rochas, em áreas próximas à costa.

  Uma fêmea pode realizar em média de três a cinco desovas para uma mesma temporada de reprodução, com intervalos médios de 10 a 16 dias. No Brasil, as desovas acontecem de Setembro à Fevereiro. Os filhotes nascem após 45 a 60 dias de incubação. Eles podem ser atraídos pelas luzes das estradas ou dos hotéis na beira da praia, o que faz com que eles morram. Todo ano as tartarugas marinhas vão à praia para botar seus ovos. Muitas vezes seus filhotes são capturados por predadores, como por exemplo, caranguejos, abutres, polvos e peixes. Normalmente de cada cem filhotes apenas um consegue sobreviver. Seus filhotes sempre botam seus ovos na mesma praia em que eles nasceram.

 As tarturugas marinhas estão ameaçadas de extinção por isso existe o projeto TAMAR  que tem o grande compromisso de salvar esse lindo animal. As tartarugas marinhas são animais altamente migratórios e passam cada etapa de suas vidas em diferentes regiões dos mares.

Através do rastreamento por satélite, o TAMAR busca ter as informações referentes às áreas geográficas onde esses animais passam os outros momentos do seu ciclo de vida quando não estão se reproduzindo. Essas informações permitem estabelecer diretrizes e prioridades nos trabalhos de conservação.

 Existem sete espécies de tartarugas marinhas: -Cabeçuda -De pente -Verde- Oliva -De couro -Flatback -Lora ou Kemps Ridley

 Seu antepassado era Testudo Atlas e viveu no período Pleistoceno. Ele era o maior quelônio existente na Terra, com 2,5 metros de comprimento e pesava 4.000 kg. Viveu na Ásia (Índia)

.

Nenhum comentário: