02/04/2009

Coca-Cola para fazer seu refrigerante deixa comunidades inteiras sem água


 O cartaz acima, de Sharad Haksar, um dos célebres fotógrafo da Índia, mostra a famosa frase da onipotente Coca-Cola, ao fundo e, em primeiro plano, uma bomba d'água e vasos vazios aguardando para serem cheios, uma cena comum na Índia, especialmente em Chennai.

 Na época, julho de 2005, advogados da Coca-Cola na filial indiana, enviaram uma carta ao Sr. Haksar ameaçando-o com graves ações judiciais, caso o painel não fosse substituído. Uma tentativa da Coca-cola de silenciar um artista, em sua função social de levar ao público uma reflexão crítica sobre estas questões.

 O painel mostra a grave escassez da água sofrida pelas comunidades que vivem nas proximidades dos locais de engarrafamento da Coca-Cola em toda a Índia. Uma comunidade perto de Chennai, já realizou grandes protestos contra uma fábrica da Coca-Cola. No estado de Kerala, a Coca-Cola não pôde abrir suas instalações de engarrafamento pois a comunidade não permitia. A empresa é responsável por criar escassez da água e poluir o restante da água e do solo.

 No Rajistão também há escassez de água potável, e a empresa suga 500 mil litros de água todos os dias para fazer seu refrigerante, deixando fazendeiros e comunidades inteiras sem água nos poços. 

(O trabalho de Haksar pode ser visualizada no www.sharadhaksar.com Mais informações em www.IndiaResource.org)

Nenhum comentário: