18/04/2009

Tragédia que mudou o futebol na Inglaterra completa 20 anos. - Campanha: "Não compre The Sun"

O Incidente que vitimou quase uma centena de torcedores do Liverpool e se tornou um marco na modernização do esporte no país. 
Jogadores do Liverpool se abraçam após minuto de silêncio no sábado. Ao fundo, bandeira na torcida reforça campanha: 'Não compre The Sun'

(Rodrigo Sirico / Globo Esporte)
 Em 15 de abril de 1989, a Inglaterra viveu a maior tragédia da história de seu futebol. Liverpool e Nottingham Forest se enfrentavam pela fase semifinal da Copa da Inglaterra no estádio Hillsborough, do Sheffield Wednesday. A superlotação de uma das alas do estádio levou à morte 96 torcedores do Liverpool. A tragédia é até hoje sentida pela torcida dos Reds, mas acabou por se tornar um marco para a modernização do futebol inglês. As "gerais", áreas nas quais se vê o jogo de pé, teriam de ser completamente abolidas.

 

'Não compre The Sun' Polêmica sobre 'A verdade'

 Uma grande polêmica se iniciou nos dias seguintes à tragédia e perdura até hoje. O tabloide "The Sun" publicou em sua capa uma manchete em letras garrafais: "A verdade". De acordo com a publicação, torcedores do Liverpool urinaram sobre os policiais que tentavam salvar vidas durante o incidente. Ainda, equipes de salvamento teriam sido agredidas durante seu trabalho.

 A versão foi passada à imprensa por uma fonte policial que não quis se identificar. Outros jornais chegaram a publicá-la, mas deram menos destaque e, de uma forma geral, pediram desculpas nos dias seguintes.

 O "The Sun" manteve sua versão e é alvo até hoje de boicote na região de Liverpool. O tabloide, que vendia cerca de 200 mil cópias por dia naquela área, até hoje não chega a vender 20 mil.


Nenhum comentário: