19/08/2010

As 20 melhores campanhas de mídia social de todos os tempos

Via: Midias Sociais
Um artigo recém publicado na forbes.com reuniu especialistas para eleger as 20 melhores campanhas em mídias sociais de todos os tempos, onde foram convidados a levar em conta o sucesso das campanhas, bem como a qualidade da execução e a criatividade de cada uma.
Os jurados compartilharam a mesma opinião sobre algumas campanhas, como os esforços de marketing por trás do “The Blair Witch Project”, que foi considerada e melhor campanha de mídia social de todos os tempos – e uma das primeiras do gênero.
A lista final inclui campanhas  altamente planejadas como a do Bing em parceria com o jogo Farmville do Facebook para atrair usuários para o motor de busca onde recebiam recompensas para gastar no jogo. Outras eram peculiares, como os esforços de pequeno orçamento da séries de vídeos da Blendtec no Youtube, onde coisas como um iphone, por exemplo, eram destruídas em um liquidificar. Será que funcionou? A empresa diz que as vendas de liquidificadores saltaram 700% desde novembro de 2006.
A lista:
1. “The Blair Witch Project”
Esta é considerada a melhor campanha de mídia social de todos os tempos e um dos primeiros esforços de marketing viral. Os profissionais por trás deste filme de terror foram capazes de gerar grande buzz para um filme com um orçamento minúsculo, usando sites e fóruns para atiçar o interesse súbito nos meses antes de seu lançamento no verão de 1999. A história dos produtores desse documentários sobre jovens perdidos na floresta era verdadeira ou falsa? Recortes falsos de jornais sobre o desaparecimento dos personagens principais do filme e fotos policiais de seu carro abandonado foram postados por toda internet. O filme fez mais de $ 29 milhões durante sua primeira semana de lançamento. Até hoje a produção de pequeno orçamento gerou aproximadamente US $ 249 milhões.
2. Blendtec: Will it Blend?
Os vídeos da Blendtec mostram um acessório de cozinha destruindo quase tudo, desde uma bola de beisebol até um iPhone. De acordo com Jeff Robe, diretor de marketing da marca, os vídeos têm feito mais do que aumentar a consciência para os liquidificadores Blendtec. As vendas de liquidificadores aumentaram 700% desde novembro de 2006.
3. Old Spice “Smell Like a Man, Man.”
Porta-voz da Old Spice Isaías Mustafa era popular em comerciais de TV, mas o que realmente determinou o sucesso desta campanha foi o elemento interativo baseado na Web, com Mustafa a responder várias questões colocadas pelos fãs no Twitter e em outras mídias sociais.
4. Burger King: “Subservient Chicken”
A campanha Subservient Chicken (Galinha Submissa), criada pela agência americana Crispin Porter + Bogusky para a rede Burger King, é o melhor exemplo de uma estratégia de propaganda chamada de marketing viral ou de epidemia. O conceito é simples: difundir campanhas pela internet e fazer com que os próprios usuários se encarreguem de propagá-las, enviando para parentes e amigos. A campanha consistia em um site, http://www.subservientchicken.com/, onde uma pessoa fantasiada de galinha fazia movimentos determinados pelo internauta. A situação não poderia ser mais bizarra: um sujeito vestido de galinha em uma sala, olhando para uma webcam no meio da tela do computador. Embaixo da imagem, uma lacuna onde o internauta digitava, em inglês, tarefas que a galinha deveria cumprir. O site recebeu 15 milhões de acessos nos primeiros cinco dias.
5. Pepsi Refresh
A Pepsi está procurando por idéias que possam refrescar o mundo. Todos os meses serão distribuídos 1,3 milhões de dólares para financiar a implementação dessas iniciativas em diversas áreas como alimentação, artes e cultura, educação e saúde, entre outras. Os fundos são destinados tanto para grandes ou pequenos projetos, variando de US$ 5.000 até US$ 250.000. A ação, que mistura marketing de mídia social e filantropia, é realizada através do site www.refresheverything.com. As pessoas podem enviar suas ideias pelo site, basta escolher a categoria, o montante necessário para a implantação e descrever a ideia em 70 caracteres.
6. VW: “Fun Theory”
Essa campanha foi executada pela Volkswagen na Suécia. Através de algumas ações em cenários urbanos e movimentados, a marca levou a idéia de que a diversão e a felicidade são os caminhos mais fáceis para gerar mudanças na vida de uma pessoa. A campanha tem como objetivo provar que é possível melhorar o nosso comportamento e mudar a nossa mentalidade, se adicionar um toque de “diversão” aos objetos ao nosso redor. Foi a ganhadora do Cyber Grand Prix Lion 2010 em Cannes.
7. OfficeMax: “Elf Yourself”
O site lançado em época de natal chamado “Elf Yourself” da OfficeMax, onde os usuários podiam inserir fotos com seus rostos ou de amigos em elfos dançantes. Essa foi uma das maiores campanhas on-line e um dos maiores virais. Aproximadamente 26,4 milhões de pessoas visitaram o site onde foram criados cerca de 123 milhões de elfos em 5 semanas.
8. Evian: “Roller Babies”
O Guinness Book diz que este megahit do YouTube que apresenta vários bebês andando de patins anunciando uma nova linha de produtos da marca Evian, é a publicidade on-line mais vista na história, recebendo mais de 54.000 comentários e tweets até à data, bem como mais de 60 milhões de visualizações.
9. Ikea: “Facebook Showroom”
Para promover a abertura de uma nova loja em Malmo, 12 imagens de showroom’s da IKEA foram adicionadas em um álbum de fotos no Facebook. A primeira pessoa a taggear um produto em seu nome, ganhava. A conscientização espalhou-se rapidamente a partir dos participantes.  A ação foi premiada com o Gold Cyber Lion em Cannes 2010.
10. Hotmail
Esta campanha, que começou em 1996, tem como destaque a técnica revolucionária de publicar anúncios como “obter o seu e-mail gratuito no Hotmail” na parte inferior de cada mensagem de e-mail e pode ser considerada uma campanha de mídia social.
11. Whopper Sacrifice
Esta campanha do Burger King não tinha medo de fazer a difícil pergunta: O que você mais ama, seus amigos ou o Whopper? Foram veículados banners convidando os usuários a “sacrificar seus amigos e ganhar um Whopper gratuitamente.” E no link do aplicativo no Facebook (http://apps.new.facebook.com/sacrifice/) o usuário deveria permitir que os dados fossem fornecidos para o aplicativo e para ganhar o hamburguer ele deveria selecionar 10 usuários amigos do Facebook e eliminá-los de sua lista. O Aplicativo acabou com mais de 234.00 “amizades”.
12. Target: “Bullseye Gives”
Esta campanha de mídia social dava poder aos seus fãs no Facebook, colocando $ 3 milhões em suas mãos. Durante duas semanas,  usuários do Facebook votaram entre as 10 instituições de caridade selecionadas para receber a maior parte do dinheiro. Infantil St. Jude’s Hospital recebeu 26,6% dos votos, assim a Target doou $ 797.123 para ele. O esforço atraiu 291.399 votos de 167.000 fãs. Isso não é um número impressionante, mas ajudou a aumentar a sensibilização para os seus esforços de caridade.
13.Vitaminwater
A Vitamin Water usou o Facebook para criar uma nova bebida. Através de um app chamado “Flavor creator” deu-se início a uma competição onde os consumidores tinham a missão de definir como seria o novo drink. Os usuários podiam definir o sabor (de uma lista de 10 sabores desenvolvidos pela empresa), fazer o design da embalagem e inventar um nome para a nova bebida. A vencedora, Sarah, de Illinois que ganhou US $ 5.000, deu um nome muito apropriado para o novo drink – “Connect”.
14. Smirnoff: “Tea Par-tay”
A Smirnoff resolveu criar um vídeo para fazer um brincadeira com os clips de rap, chamado de Tea Partay (Festa do Chá). Nele, um jovem branco e engomadinho imita um cantor de rap, falando sobre seu modo de vida abastado. O vídeo na Web, que orientou os telespectadores para o site da bebida, foi suplementado com outdoor e anúncios de rádio.
15. “The Dark Knight:” Why So Serious?
A Warner Bros e a 42 Entertainment criaram um jogo de realidade alternativa (ARG) e conseguiram fazer com que um filme que já era esperado por muitos, se tornasse um evento. Os jogadores saíram às ruas vestidos como o Coringa, vilão do filme, e fizeram campanha para um novo prefeito de Gotham City. Mais de 10 milhões de pessoas em 75 países diferentes participaram, e o filme se tornou o filme de maior bilheteria em 2008.
16.Quiksilver: “Dynamite Surfing”
Um vídeo de 2007 para a marca de surf mostra surfistas surfando em ondas de um lago com a ajuda de alguns explosivos. O vídeo encenado, que consiste de material montado para fazer parecer mais autêntico, foi visto 35 milhão de vezes. Ele desenvolveu uma espécie de culto seguinte, levando a Mythbusters do Discovery Channel a investigar a legitimidade do surf dinamite.
17. Cadbury: Gorilla
Este anúncio de vídeo de 90 segundos, criado em 2007, dispõe um gorila + phil collins + uma bateria pra vender um chocolate. As vendas da Cadbury Schweppes saltaram 7% entre 2007 e 2008.
18. BMW: “1 Series Graffiti Contest”
Em 2008, a montadora alemã criou um concurso de graffiti online onde os participantes responderam à pergunta “O que motiva você?” Os participantes apresentaram cerca de 9.000 desenhos, que receberam cerca de 500.000 votos.
19. Bing/Farmville
A Microsoft promoveu uma ação bastante original e bem recebida pelos usuários. A empresa colocou um anúncio no FarmVille, jogo mais popular do Facebook com mais de 80 milhões de jogadores ativos, prometendo dar Farm Cash, o “dinheirinho” virtual comprado com “dinheirão” de verdade, àqueles que se tornassem fãs do buscador na rede social. Um porta-voz da Microsoft disse que os resultados mostraram o sucesso da campanha, o Bing adquiriu 425 mil novos fãs, um salto de 360% em menos de um dia.
20. CareerBuilder: Monk-e-Mail
Esta promoção popular, criada em 2006, permite aos utilizadores enviarem e-cards personalizados para todas as ocasiões. De acordo com a Oddcast, uma empresa de marketing viral, mais de 100 milhões de Monk e-mails foram enviados desde que a campanha foi lançada.

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