25/11/2010

Quando o tiro sai pela culatra


Uma ação de marketing no lugar errado e no momento errado. Esse foi o resultado obtido pela Procter & Gamble com uma ação de guerrilha feita nas ruas do Rio de Janeiro na manhã da quarta-feira 24, que espalhou algumas caixas de madeira em pontos públicos da cidade.

O que tinha o objetivo de chamar atenção acabou tendo um efeito negativo em meio à onda de violência que vem acontecendo em alguns pontos da capital e da baixada fluminense desde a noite da terça-feira 23. Colocadas na Praça Cardeal Arcoverde, em Copacabana, no Parque dos Patins, na Lagoa, na Praça General Osório e no Posto Nove, em Ipanema, as caixas faziam parte da ação “P&G Provou Gostou Avião do Faustão”, que serve como apoio para a promoção da Procter & Gamble, que acontece em parceria com o programa da Rede Globo e sorteará diversos prêmios. Mas, por terem sido confundidas com bombas ou com outro artefato de risco, as caixas foram explodidas pelo Esquadrão Antibombas da cidade.

Executada pela agência NewStyle, a estratégia contava com diversas frentes de ações, como a participação de promotoras em pontos de venda e a instalação de contêiners adesivados em estacionamentos de grandes lojas que comercializam produtos da P&G. No release divulgado à imprensa nesta terça-feira, 23, não havia menção à colocação de caixas de madeira pelas ruas.

Procurada pela reportagem de M&M Online, a New Style negou que as caixas de madeira encontradas pela polícia do Rio faziam parte da ação. A agência enfatizou que seu foco concentrava-se na exploração de pontos de venda e não nas ruas da cidade e que seus contêineres tinham as marcas da P&G em destaque, sendo bem diferentes das caixas espalhadas nas ruas.

No entanto, logo que o assunto veio à tona, a P&G divulgou um comunicado no qual assumiu que as caixas faziam parte de sua ação e lamentou o ocorrido, avisando que, por conta dos desdobramentos, suspenderá todas as ações do gênero por tempo indeterminado.

Apesar de a NewStyle ter negado a autoria da ação, a reportagem confirmou com a P&G que, nesse caso, houve uma subcontratação de serviços. A NewStyle contratou a Moda Promoções e Eventos, agência promocional localizada no Rio, para fazer a ação no Estado. A colocação das caixas, na verdade, era um teaser que visava chamar a atenção para a posterior ação do contêiner. A ideia da agência era mostrar que o Avião do Faustão está tão carregado de prêmios que alguns deles estão até caindo do céu. (mmonline)

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