25/11/2008

Águas do Paraíba vai suspender captação à meia noite de hoje em Campos.


 -A captação no rio será encerrada à meia noite de hoje, e só retornará na quinta-feira.
 De acordo com previsão da empresa Águas do Paraíba os resíduos do 'Pesticida Endosulfan' que vazaram para o rio Paraíba devem chegar a Campos nesta quarta-feira, por volta das 8h.  
 -Segundo o gerente de operações da empresa,
Juscélio Azevedo, o fornecimento de agua
 será feito a partir de um rodízio por regiões de Campos (Campos, Goytacazes, Donana e Tocos), usando outras captações e estações de tratamento existente na área enquanto durar a suspensão na captação.
 A empresa também vai ativar sistemas alternativos de captação em poços profundos localizados na antiga usina do Queimado, além de executar plano emergencial com a operação das estações de tratamento do Beco Santo Antônio e de Donana.
 -A suspensão da captação é conseqüência do vazamento do pesticida Endosulfan que ocorreu na madrugada de terça-feira (18), por causa da falha no descarregamento do produto na indústria química Servatis, no município de Resende, no sul fluminense. Cerca de 1,5 mil litros do pesticida escoaram para o Rio Pirapetinga e, posteriormente, para o Paraíba do Sul, maior rio fluminense. Há suspeitas de que o vazamento do inseticida Endosulfan, teria sido maior que os 1,5 mil litros informados pela Servatis, e está sendo apurado pela Feema. A pluma tóxica já tem provocado mortandade de inúmeros peixes nas cidades por onde passa, justo na época da reprodução.
 -A Feema afirma ainda que empresa subestimou dano ambiental provocado por derramamento de pesticida.    A Comissão Estadual de Controle Ambiental,  da Secretaria Estadual do Ambiente, definiu agora a pouco o valor da multa em R$ 33 milhões de reais para a empresa Servatis, responsável pelo vazamento do inseticida.

Nenhum comentário: