05/11/2008

O Presidente Negro - A profecia de Monteiro Lobato se cumpri - Obama Eleito.

(montagem Weydder A.)

-A vida imita a arte -40 anos depois do movimento de  segregação racial nos Estados Unidos, um negro, Barack Obama é eleito presidente, realizando o sonho de Martin Luther King (1929-1968), pastor norte-americano, Prêmio Nobel, um dos principais líderes do movimento americano pelos direitos civis e defensor da resistência não violenta contra a opressão racial. Cumprindo a profecia de nosso escritor Monteiro Lobato,  que descreveu a eleição de um presidente negro, obra também intitulada "O Presidente Negro".  
-Bem antes destas eleições de 2008, em 1926 Lobato publicou o seu único romance adulto ,
embora ainda não tivesse pisado em terras norte-americanas quando escreveu esse livro,  o autor ambienta sua história futurista nas terras do Tio Sam.  A obra aborda temas como a segregação entre brancos e negros, aculturação, feminismo e ainda profetiza o surgimento de uma rede pela qual as pessoas se comunicariam e trabalhariam à distância. Através das lentes de um aparelho capaz de prever o futuro, Lobato leva os leitores para 2228, ano em que o personagem Jim Roy concorre à presidência dos Estados Unidos.
-Pois bem vimos que não foi preciso chegar aos anos de 2228 como escreveu Lobato, sua futurista historia  se fez viva, talvez para o espanto ate mesmo de um visionário que vivera  à  quem de seu tempo como Lobato, nos mostra também que  ainda se faz  presente em nosso tempo, afirmando a máxima que diz: "O futuro é Agora", onde nos somos os responsáveis pelos desfechos da historia seja ela qual for.
(Weydder A.)
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabenz, belo texto!
Abraços,
Rafael Druida.