04/03/2009

2° Concurso Universitário de Fotografia - Sony Fotografe & Melhor

 Saiu o resultado do 2° Concurso Universitário de Fotografia, promovido pela revista Fotografe Melhor e Sony Brasil. O 1° lugar é de uma universitária de Pindamonhangaba (SP); o 2° posto vai para uma estudante de Minas Gerais e o 3°, para um universitário do Pará.
 O tema do 20 Concurso Universitário de Fotografia foi “Meu Olhar sobre o Brasil” e contou com
1.232 inscrições, de todas as regiões do País. 
 Raquel Guimarães dos Santos, 21 anos, estudante de Jornalismo da Universidade de
Taubaté (SP), conquistou o primeiro posto e receberá uma DSLR. Luana Aires Corrêa de Sá, 20 anos, estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ficou com a segunda posição e terá direito a uma DSLR Sony Alpha A300K. Coube a Heber Paulo do Carmo Soares, 19 anos, estudante de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, salvar a honra masculina com um terceiro lugar que ganhara uma DSLR Sony Alpha A200K .
 O júri foi formado por Rubens Fernandes Junior, professor, crítico, autor de livros e um dos maiores estudiosos de fotografia do Brasil; Nair Benedicto, fotógrafa que é uma das mestras da fotografia contemporânea brasileira; Juan Esteves, fotógrafo, crítico de fotografia e colaborador de Fotografe; Roberto Araújo, diretor editorial da Editora Europa; e Sérgio Branco, redator-chefe de Fotografe.
Retrato de uma menina durante uma Festa de São Benedito, em Aparecida (SP), feito por Raquel Guimarães: a vencedora segundo o júri
Luana Aires registrou a emoção de uma fiel rezando agarrada à bengala da imensa estátua de Padre Cicero, em Juazeiro do Norte, Ceará.
Heber Carmo Soares capturou com maestria o olhar e o sorriso brejeiro de uma menina que vive na região de Anajás, na Ilha de Marajó, no Pará.
-Foto que inscrevi no concurso:
-A foto foi feita em São Francisco do Itabapoana e mostra a busca da vida pela vida, através do filhote de tartaruga marinha com 60 dias de nascido, indo ao encontro do imenso mar que tem pela sua  frente.  
-A outra foto inscrita por mim é a mesma que ilustra este blog, a foto em que mostra a mais forte expressão do ser humano, o sorriso de uma criança contrastando com  a caricata imagem do palhaço triste.

6 comentários:

Michel Oliveira disse...

Sinceramente não acho que a primeira foto seja a "cara" do Brasil. Um retrato muito comum, que não merecia ter levado o primeiro lugar. As outras colocadas são bem interessantes, principalmente a que ficou em segundo lugar, apesar da luz meio estranha.

O disse...

sinceramente, nao gostei de nenhuma das tres fotos, a que mais se aproxima do que considero uma boa foto para um concurso detes foi a terceira foto, mais pela tecnica nao pela escolha da imagen.

deixou muito a desejar, um olhar do Brasil batido, e jah feito com muita mais habilidade, estamos na era digital mesmo.Nao digo como negacao de algum aparelho, mais pelo pouco suor que se PARECE ter pra conseguir uma imagen do Brasil de 2009.Nao estou aqui tirando o merito dos ganhadores, mais fotografia tem que ser pra mim, motivo de algum movimento humano individual ou coletivo.Isto pra mim eh estatica.

Unknown disse...

Concordo com os comentários acima, enquanto não vejo também as fotos como vencedoras merecedoras do premio, pelo fato de não representar nada de novo, nem que chame a atenção no que diz respeito a arte técnica muito menos retratar um ''Olhar do Brasil'', o que sugere o título do concurso. As fotos são lugar comum na fotografia nacional, logo o Brasil tão rico de cultura, arte e Belezas naturais, todas elas mais entusiasmastes do que as vencedoras. ''Modéstia a parte, ate a foto que inscrevi considero melhor que estas(colocarei no próximo post)''

Anônimo disse...

Tambem fiquei decepcionado com as escolhas...algumas menções ficaram a desejar... sinceramente só mais as minhas ....

Sérgio Roberto Cardoso Moreira disse...

Ôpa, na boa cara? Brigadão por visitar meu blog/portfolio, parabéns pelo seu, bem bacana...está nascendo um outro com outra proposta, dá uma passada por lá: http://criastodasdepartonormal.blogspot.com/

Anônimo disse...

Tambem nao acredito que sejam grandes fotos merecedoras de vencer um concurso.. nao acho que a que inscrevi tenha sido a perfeita.. mas muito mais questionavel que esses retratos!

http://www.flickr.com/photos/diogoo/3174885207/