06/03/2009

QI Ideias, 100 Mil acessos - ''Mude as crenças que os problemas mudarão junto''


 O humilde Blog QI: Quociente de Idéias ultrapassou hoje a marca de 100 mil acessos.  Em nome da imensa equipe Qiideias (1-pessoa), Agradeço a todos que se identificam com o conteúdo do Blog, aos seguidores e apoiadores. Caminhemos juntos contribuindo para a evolução cultural dos nossos.

 Junto à imagem acima, que busquei para ilustrar o post, encontrei esta passagem que vale apena colocar aqui devido a sua mensagem, confira:

 - Mude as suas crenças que os problemas mudarão juntos.

 Do livro ''Os Sete Hábitos Das pessoas altamente Eficazes'' de Stephen R.Covey. O autor relata a história de dois navios de guerra que estavam há varias semanas no mar realizando uma missão de treinamento. O mau tempo dificultava as manobras. O sentinela do navio-líder tinha a visão quase nula devido ao forte nevoeiro. O capitão permanecia na ponte durante as atividades, tendo se envolvido na seguinte situação:

- Luz à proa, à boreste - disse o vigia.

- Parada ou movendo-se para a popa? – perguntou o capitão.

- Parada, capitão – ele retrucou. Significando que o navio estava em perigo. Em rota de colisão. Imediatamente o capitão chamou o sinaleiro:

- Avise aquele navio para alterar o curso deles em 20 graus, pois estamos em rota de colisão.

- É melhor vocês alterarem o curso em 20 graus. – veio a resposta.

- Envie a seguinte mensagem: “aqui é o capitão, ordenando que vocês mudem a rota em 20 graus imediatamente”.

- Logo chegou a resposta: “aqui é um marinheiro de segunda classe. É melhor vocês alterarem o curso em 20º graus”.

- O capitão já furioso, ordenou: “este é um navio de guerra. Mude o seu curso em 20 graus. Isso é uma ordem”.

- Ao que o marinheiro do outro lado sinalizou: “aqui é um farol terrestre. Mude a sua rota em 20 graus ou vai se chocar”.

 E quanto a você, enxerga colorido? É aberto a novas idéias? Nas reuniões sempre que um colega apresenta uma sugestão de mudança você, imediatamente, pensa em como otimizá-la ou tentar encontrar um ponto falho? Pois, saiba que um bom líder evita sempre o comportamento reativo preferindo a proatividade. O verdadeiro líder se concentra na solução e não nos problemas.

 Do site: Visão do emprendedor/ Sebrae/Rj

3 comentários:

Marcos Valério Cabeludo disse...

Parabens colega pelos 100 mil, seria bom se fosse em reais rs, e pela aula sobre proatividade, como tem gente por aí precisando aprender.

Unknown disse...

Obrigado pelo comentário amigo, seja sempre Bem Vindo. Abraço

Thiago Almeida disse...

Parabéns pelos 50 mil acessos, já que os outros 50 mil foi vc mesmo que acessou né? Brincadeira... Seu Blog é da hora e com conteúdo edificante. Abraço.