19/11/2009

Síndrome do Twitter – Vasto Mundo em uma pequena caixa de texto

 
Será que paramos de pensar para parafrasear ?
 Assuntos merecedores de atenção que antes nos levavam ao debate, hoje merecem apenas uma simples frase de no máximo 140 caracteres em um Micro-blogging.
 Ficamos acomodados e tomamos como verdade a falsa desculpa de resumir conteúdo, tornar tudo um falso supra-sumo de informação.   A falsa obrigação de adequar tudo ao dinamismo da WEB, eu diria, deixar tudo no diminutivo.
 Deixamos gerar conteúdo e passamos a replicar links que se proliferam pela rede em forma de RTs e coisas do gênero. Como uma malha de pesca furada e sem direção.
 Em resumo estamos “baleiando” quando pescamos um Tweet pronto e simplesmente damos um RT (repassamos). Deixamos de navegar e passamos a tão somente observar. Como em um Big Brother, nos tornamos espectadores de um circo sem palhaços, com um objetivo, talvez o lucro, e a certa audiência ilusória. A audiência que rende não só gargalhadas mas também publicidade. Que compra os apresentadores do picadeiro, que por sua vez, vende o (in)respeitável publico, que por  fim paga o pato, ou melhor, o pássaro (ou seja lá o que for aquele pinto azul) do Twitter.

Um comentário:

Mauro disse...

Muito bom o texto caro weydder. Concordo com suas ideias, como vc resumiu muito bem, realmente "estamos deixando de pensar para parafrasear" Abraço!