Percy Jackson é um garoto-problema de 12 anos que nunca conheceu o pai e vive com a mãe e o padrasto chato em Nova York. Tachado de disléxico e hiperativo, nos últimos seis anos foi expulso de seis escolas. Apesar de estar acostumado a esquisitices em sua vida, quando, na última escola, a professora de matemática se transforma em um monstro mitológico e tenta matá-lo, Percy começa a desconfiar de que não é um menino normal…

Em O Ladrão de Raios, com a ajuda de novos amigos um sátiro e a filha de Atena, Percy tem dez dias para reaver o raio-mestre de Zeus, o instrumento que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para isso, precisará encarar o pai que o abandonou, resolver um enigma proposto pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.
A razão para o sucesso da série, além do domínio do assunto mitologia grega, está justamente no fato de Rick Riordan, a partir de sua experiência em sala de aula, conhecer tão bem o que agrada essa audiência infanto-juvenil. Tanto que nos sites da série, além de jogos e vídeos, há também sugestões de atividades variadas para professores em sala de aula como grupos de leitura.
O romance se apresenta como uma oportunidade de enriquecimento cultural para estudantes ao trazer a Mitologia Grega para os dias de hoje, sem perder a referência clássica, através aventuras contadas em primeira pessoa. Temas como dificuldade de aprendizado e valores como a amizade e a lealdade também são apontados pelo autor como possibilidades a serem exploradas em discussões com alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário