(Imagem: Blog do Roberto Pinheiro Acruche)

Cada aerogerador tem 120 metros: 80 metros de altura da torre, mais 40 metros da pá da hélice, altura equivalente a um prédio de 40 andares. Para que o projeto fosse implantado, um estudo de aproximadamente um ano e meio foi realizado para verificação da capacidade e do perfil dos ventos em todas as estações. Os especialistas chegaram à conclusão que o litoral de São Francisco é propício para geração de energia eólica devido à existência de vento constante durante todo ano.
A cidade de São Francisco de Itabapoana acompanhou na tarde desta
quarta-feira (06/01) a chegada dos primeiros caminhões de equipamentos
pesados, que vão ser instalados no Parque de Energia Eólica, na praia
de Gargaú.
Esquema especial para o transporte de 143 carretas
A operação de transporte envolve um esquema
especial durante o trajeto do Rio de Janeiro até São Francisco e conta
com a escolta particular e apoio das policias rodoviária federal
(Br101) e estadual (RJ 224). A operação deve ser concluída dentro de
dois meses.
(Imagem: Blog do Roberto Pinheiro Acruche)
Já as carretas do tipo prancha sairão do Recife transportando as torres metálicas até São Francisco. Cada uma tem 18 metros de comprimento e três de largura. As cargas terão em média 54 toneladas. Cada carreta desenvolve em média 25 km/h e o trajeto do Rio até o Parque Eólico vai durar cerca de 32 h de viagem.
Segundo o engenheiro da empresa, Miguel Fracchia Jr., em alguns pontos é necessário um trabalho especial para a passagem das carretas. Em Campos, um dos pontos críticos é na subida da ponte General Dutra. Já em São Francisco uma parte do trevo no centro da cidade terá que ser removida. Além disso, será preciso levantar vários trechos de rede de alta tensão em parceria com a Ampla.
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