09/04/2010

Viral, Sucesso Instantâneo, MasPoxaVida, PC Siqueira


 O vídeo abaixo é o mais novo e badalado viral da internet, mais precisamente do youtube. A receita de sucesso na verdade estava mais para uma mistura desastrosa, algo que foge dos preceitos de viral ou sucesso na web. Os vídeos são criações, ou melhor, depoimentos, de um jovem de aparência nerd, chamado PC Siqueira. sobre coisas banais que ele não gosta e pronto. Mas o diferente é que ele não parece em nenhum momento, estar interessado em fazer sucesso, ser interessante ou arrancar risadas de ninguém. A forma com que ele narra seus acontecimentos, e desabafa as coisas que o incomodam, desde um furto que sofreu até o reboletion, é o segredo da enorme e crescente quantidade de views(visualizações) no youtube.
 Isso se enquadra em uma das 22 consagradas leis do Marketing: “Chegar primeiro”. E o que isso tem haver com Marketing e chegar primeiro? Pois bem, eu explico. Ele chega primeiro no momento em que é autentico, fala de forma descontraída e foge da receita já batida dos virais que rolam web a fora. Algo, na maioria das vezes, forçadamente e propositalmente engraçado, com algum objetivo “secreto” que logo-logo aparecerá, seja na forma de um novo serviço, lançamento de um produto, blog, mídia social, enfim, algo criado com uma única finalidade, vender, seja uma idéia produto ou serviço. 
 E com isso já estamos acostumados, tanto é que o blog do sujeito, MasPoxaVida, foi parar no espaço da MTV. Mas ele ainda não está vendendo nada não. Nada além de um guarda-chuva quebrado em um de seus vídeos, atendendo a protestos de pessoas que suspeitaram, como eu disse acima, que ele era mais um viral, estratégia para vendar algum produto.
Mas afinal não é assim que se usa a web para alcança o sucesso instantâneo? Com algo novo e inesperado, até que outra novidade apareça e torne-se a bola da vez, o mais novo viral. O segredo é saber usar isso e lucrar, mas isso já é assunto para outro papo.    
Bem, eu recomendo ver o vídeo, para rir ou analisar.

2 comentários:

Amanda disse...

Verdade pura! Mt Bom!

Bianca Sá disse...

Gostei da Analise bem apurada.
O sujeito é maluco mas é um meio maluco mas hoje tudo deve ser analisado. Afinal e transformando que se cria.