06/05/2010

Forma e conteúdo




Podemos vender um produto por sua força imagética, por sua forma atraente e inovadora? Sim. A paixão a primeira vista acontece. Agora, construir um conceito e desenvolver uma comunicação forte e duradoura é diferente. Só através de uma arte chamada, publicidade. Algo que muitas vezes ultrapassa a comunicação midiática. A ponto de conseguir desconstruir a percepção de belo e feio, capaz de contradizer costumes e recriar tendências. A criação planejada e direcionada dá forma e vida longa a uma boa ideia.
 E vai além, transforma ideias em preferências. Pode se tornar tão forte, a ponto de produzir seguidores.
 Uma imagem bela consegue falar sem dizer. Mas, para estabelecer um dialogo a longo prazo precisamos de conceitos, promessas e posicionamento.
 Tomemos como exemplo as havaianas. O que seria das havaianas, se fosse feita tão somente de sua forma? Não passaria de uma marca de segunda linha, desvalorizada e impotente.
 Eis então que surge, a mosca azul da publicidade. E como num passe de mágica, alterara o rumo da historia da marca e a transforma em uma das maiores do segmento. Saca do bolso um dos seus inúmeros truques, o reposicionamento. Como em um espetáculo, sobe no palco das mídias e grita: “Havaianas todo mundo usa”. E em pouco tempo, faz do seu slogan uma máxima. Sem alterar sua forma, apenas recontando a história da sua marca.
 Enfim, a publicidade cria o conteúdo e suas regras, o design traduz tudo isso em representação visual, e por ai vai, assim fazemos comunicação. É dessa adição que surgem os melhores resultados e as mais memoráveis criações.

Um comentário:

Fabio Paz disse...

Uma acidez impar na narrativa do texto. Muito bom!