25/05/2010

O código QR


 Já a alguns anos o código QR, um novo padrão para o código de barras, vem sendo utilizado. No entanto, apesar de não ser novidade, por aqui não é comum sua utilização. A exceção esta em produtos importados, principalmente vindos do Japão (dê uma olhada no cartucho ou toner da sua impressora, por exemplo).
 Vai aqui uma breve explicação do que é esse tal código QR: O código QR (Quick Response), é um código bidimensional que armazena tanto números como letras, ao contrário do código de barras tradicional que registra somente até 20 números. É possível codificar textos, abrindo inúmeras possibilidades de uso, inclusive de oferecer uma interação com pessoas.
 O QR tem sido utilizado para distribuição de informações de contato, pois não é necessário um leitor apropriado. Ou seja, ao invés de digitar manualmente em seu celular, basta tirar uma foto da imagem do código e através de um software instalado no celular os dados são convertidos. Não é prático?
Muitas empresas no Japão e nos EUA estão usando o código QR nas embalagens de produtos para armazenar o endereço de sites. Isto permite que o consumidor acesse o site do produto durante as compras utilizando um celular com acesso a internet. Lá, encontra informações adicionais sobre o produto, garantia, manual, fotos, vídeos, etc.
 O QR também permite que qualquer pessoa codifique e decodifique a informação através do seu celular. Mas isso depende do modelo do seu aparelho (eu por exemplo, tenho 3 modelos diferentes e nenhum tem o software disponível).
 Outra utilização do QR é em revistas, jornais, livros, panfletos ou qualquer material impresso. Até um outdoor no meio da rua poderia ter um código QR para ser lido por um celular. Para ter um celular capaz de ler códigos QR basta que ele tenha uma câmera digital comum e um software que transforme a foto do código QR em texto. Baixe o reader do código e faça o seu QR gratuitamente AQUI.

Nenhum comentário: