17/06/2010

Estado de S. Paulo sob censura há 321 dias - Brasil criticado devido a sua "censura governamental"


Redação Portal IMPRENSA
 O Brasil foi criticado, na última quarta-feira (16), em audiência da Câmara dos Representantes dos EUA sobre a América Latina e Caribe, devido a sua "censura governamental" à liberdade de imprensa no país e a maneira como a Justiça brasileira proíbe a veiculação de reportagens de denúncia em veículos de mídia.
 O presidente da Associação Interamericana de Imprensa, Alejandro Aguirre, incluiu o Brasil entre os países cujos problemas com a liberdade de expressão representa dificuldades da situação no continente americano. Aguirre citou o caso da censura imposta ao jornal O Estado de S. Paulo, que está sob censura há 321 dias, e que, por determinação da Justiça, não pode publicar matérias que relacionem a investigação sobre Fernando Sarney, feita pela Polícia Federal.
 Segundo o jornal Folha de S. Paulo, A relatora para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), Catalina Botero, afirmou que juízes brasileiros "consideram que podem determinar aos meios que não publiquem certas informações para proteger a outrem".
 A audiência foi realizada para discutir os casos de restrições impostas à liberdade de imprensa na América Latina, como as ações que aconteceram na Venezuela e Honduras. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, o deputado democrata norte-americana, Eliot Engel, declarou que a liberdade de expressão é "um ponto central em qualquer democracia". (via Portal Imprensa )

Nenhum comentário: