15/12/2010

Rede Social um terreno minado

Pois é,  eu que no post abaixo elogiei a nova campanha da Nissan para o modelo Frontier. Não posso deixar passar a lamentável ação "Quero o Meu Carrão"  nas redes sociais.

 "O concurso Quero o Meu Carrão daria um Nissan Tiida 1.8 zerinho para o primeiro participante que conseguisse alcançar 44.500 retweets com a seguinte frase: "Se eu conseguir 44.500 retweets com esse tweet ganho um carrão. www.nissan.com.br/queromeucarrao #queromeucarrão". E um Tiida Sedan 1.8 para quem conseguisse 44.500 "curtir" no Facebook.

 Como atingir 44.500 retweets era extremamente difícil para um único perfil no Twitter, um grupo de internautas resolveu aproveitar a campanha para fazer uma boa ação. A ideia era dar o carro para quem realmente precisava, no caso, a ONG Família Santa Clara, situada no Rio de Janeiro, que ajuda crianças e adolescentes carentes. A internauta @anarina, que colaborou com a ação de caridade, se inscreveu no concurso e se comprometeu a entregar o carro para a instituição após ganhar a promoção, que contaria com os retweets de milhares de internautas.
 Acontece que, em uma única madrugada, o perfil @tca_oficial fez milhares de retweets. Assim, conseguiu arrecadar seus 44.500 RTs e foi contemplado com o carro. O advogado Fernando Gouveia (@gravz), que encabeçou a ação de caridade, achou muito estranho uma pessoa conseguir tantas mensagens em apenas poucas horas. "A madrugada é o período menos agitado do Twitter, era evidente que se tratava de um script", conta. Com o script, um usuário do Twitter consegue acessar diversas contas e dar o retweet de uma mensagem automaticamente, e foi isso que aconteceu. Dessa forma, perfil @tca_oficial teria burlado o sistema de segurança do Twitter e conseguido completar suas 44.500 mensagens para ganhar o carro..."
Como a história é longa, segue o link para o restante da matéria publicada pelo Olhar Digital.

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