30/03/2009

Publicidade Online fatura 1,6 bilhão no Brasil


 Cada Mídia em seu quadrado.
 
-Internet: publicidade online faturou 1,6 bilhão de reais em 2008, representando 2,7% dos 59,7 bilhões de reais totais investidos em publicidade no Brasil em 2008, segundo nova métrica de mídia online do Ibope Nielsen Online.
 Isso comprova o que já sabiamos a tempos, que a até então ''nova mídia'' deixou de ser ''novidade'' e se tornou realidade, e agora começa a comer das cifras e espaços antes reservados tão somente às mídias tradicionais. 
 
 -A TV mantém a folgada liderança com receita de 29,8 bilhões de reais, metade de toda verba publicitária registrada no Brasil durante 2008.

 -Os jornais aparecem em segundo, com 14,9 bilhões de reais, participação de 25%, seguidos por revistas, com 5,5 bilhões de reais (9,3% do mercado), e TV por assinatura, com 4,8 bilhões de dólares (share de 8,1%).

 Os dados são obtidos junto aos seis principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Yahoo e MSN), que contemplam cerca de 91% da audiência online brasileira. As informações são baseadas nos preços que constam na tabela que cada um dos portais usa para negociar publicidade.

 Segundo o Ibope Nielsen Online, a negociação com os portais demorou dois anos e meio para que houvesse uma formatação padrão para o repasse de informações publicitárias de cada um deles.

 De acordo com a pesquisa, banners representaram 82% do faturamento da mídia online brasileira em 2008, seguidos por selos e botões, que representam 10% da receita do setor, anúncios em DHTML (5%) e outros (3%). Os pop-ups ficaram com apenas 1% da receita publicitária na internet.

 Os maiores anunciantes da mídia online são os setores financeiro e de seguros, que geram 29,1% no faturamento da internet. Em segundo lugar está o segmento de veículos e acessórios, responsável 16,1% do faturamento da internet brasileira. Os mercados de telecomunicações e de bebidas representam, respectivamente, 11,8% e 7,6% da verba publicitária na web. (Fonte: IDGNOW)

 Nota Adicional: "Web bate jornais e se torna a principal fonte de notícias"

 Uma pesquisa feita pelo 'Pew Research Center for the People and the Press' apontou que a 'WEB' se tornou a principal fonte de notícias nos EUA. Os dados mostram que 40% dos americanos utilizam a 'WEB' como fonte primordial, enquanto 35% declararam preferir os jornais.

 No entanto, a popularidade dos jornais não diminuiu ficando 1% acima do índice registrado em 2007. Já a internet registrou um crescimento de 24%.

 “Internet é mais confiável que TV” 

 Americanos já confiam mais na internet do que nos veículos de comunicação tradicionais como o rádio e a TV, segundo uma pesquisa da Zogby International. Cerca de 3 mil pessoas foram entrevistadas e 37,6% delas afirmaram que a internet é a fonte de informação mais segura. Em seguida, aparece a TV com 20,3% preferem a TV, enquanto 16% ficam com o rádio.

Um comentário:

Hiago disse...

WEB é a evolução da midia. Claro que em boas mãos, mas com uma maior abrangencia abriremos horizontes para a mente de nosso povo. A libertade de expressão esta aqui.