-Os jornais aparecem em segundo, com 14,9 bilhões de reais, participação de 25%, seguidos por revistas, com 5,5 bilhões de reais (9,3% do mercado), e TV por assinatura, com 4,8 bilhões de dólares (share de 8,1%).
Os dados são obtidos junto aos seis principais portais brasileiros (UOL, Terra, iG, Globo.com, Yahoo e MSN), que contemplam cerca de 91% da audiência online brasileira. As informações são baseadas nos preços que constam na tabela que cada um dos portais usa para negociar publicidade.
Segundo o Ibope Nielsen Online, a negociação com os portais demorou dois anos e meio para que houvesse uma formatação padrão para o repasse de informações publicitárias de cada um deles.
De acordo com a pesquisa, banners representaram 82% do faturamento da mídia online brasileira em 2008, seguidos por selos e botões, que representam 10% da receita do setor, anúncios em DHTML (5%) e outros (3%). Os pop-ups ficaram com apenas 1% da receita publicitária na internet.
Os maiores anunciantes da mídia online são os setores financeiro e de seguros, que geram 29,1% no faturamento da internet. Em segundo lugar está o segmento de veículos e acessórios, responsável 16,1% do faturamento da internet brasileira. Os mercados de telecomunicações e de bebidas representam, respectivamente, 11,8% e 7,6% da verba publicitária na web. (Fonte: IDGNOW)
Nota Adicional: "Web bate jornais e se torna a principal fonte de notícias"
Uma pesquisa feita pelo 'Pew Research Center for the People and the Press' apontou que a 'WEB' se tornou a principal fonte de notícias nos EUA. Os dados mostram que 40% dos americanos utilizam a 'WEB' como fonte primordial, enquanto 35% declararam preferir os jornais.
No entanto, a popularidade dos jornais não diminuiu ficando 1% acima do índice registrado em 2007. Já a internet registrou um crescimento de 24%.
“Internet é mais confiável que TV”
Americanos já confiam mais na internet do que nos veículos de comunicação tradicionais como o rádio e a TV, segundo uma pesquisa da Zogby International. Cerca de 3 mil pessoas foram entrevistadas e 37,6% delas afirmaram que a internet é a fonte de informação mais segura. Em seguida, aparece a TV com 20,3% preferem a TV, enquanto 16% ficam com o rádio.
Um comentário:
WEB é a evolução da midia. Claro que em boas mãos, mas com uma maior abrangencia abriremos horizontes para a mente de nosso povo. A libertade de expressão esta aqui.
Postar um comentário