24/10/2009

Colheita Feliz (maldita) - Mais um viral na rede social

Na cola do sucesso do FarmVille no Facebook, o orkut tenta repetir a fórmula de cuidar de uma fazenda virtual para não perder usuários: o Colheita Feliz. Criado pela empresa Mentez, o aplicativo não é a primeira tentativa de vingar um jogo de simulação Open Social na rede social mais popular do país, mas parece ser um dos poucos que caiu no gosto do público.

Registrados, já são mais de 201856 fazendeiros online, dos quais 169554 deles usam o aplicativo com freqüência, segundo dados do orkut. A fórmula é basicamente a mesma do consagrado concorrente. O jogador começa como dono de uma terra fértil e tem o objetivo de interagir com vizinhos e arrecadar dinheiro com o comércio de suas produções agrícolas.

Uma das maneiras de medir o crescimento da popularidade do Colheita Feliz é uma busca no site oficial deAjuda do orkut. Ali, onde os usuários expõem suas dúvidas, há uma série de perguntas, dicas e até mesmo reclamações sobre os desdobramentos e ‘bugs’ do jogo.

São questões sobre “como conseguir dinheiro”, “como vender presentes” e “como reiniciar o processo”, entre muitas outras. Nem mesmo o Buddypoke, o aplicativo mais popular do orkut com quase 40 milhões de perfis registrados, tem sido assunto de tantas mensagens no fórum quanto o Colheita Feliz nas últimas semanas.

Ainda que o salto tenha sido efetivo, o app do orkut não faz cócegas no FarmVille do Facebook. Na rival, o simulador-fazendeiro é um dos mais adorados da rede com 55,26 milhões de usuários mensais, índice que a rede de Orkut Buyukkokten não consegue com nenhuma ferramenta.

Seria uma comparação um tanto desmedida medir os dados dos aplicativos de ambas as redes sociais sem considerar que a cobertura mundial do Facebook é bem maior que a do orkut – dominante apenas no Brasil e na Índia.

Mas, em território brasileiro, o Facebook vem conseguindo expandir seu império de usuários, fundamentado em aplicativos, e seu CEO, Mark Zuckerberg já disse e demonstrou que quer crescer por aqui. Como duas das maiores iscas, os apps FarmVille e Mafia Wars trazem uma série de novos adeptos à rede, que chamam outros amigos e desencadeiam uma migração massiva de plataforma.

Será que o FarmVille representa um risco ao orkut? Ou ainda, será que o Colheita Feliz tem chance contra o FarmVille? O futuro dirá a importância dos aplicativos nas redes sociais.

Ladrão de Galinha?

(Fonte: Info Online)

3 comentários:

Unknown disse...

como expandir a terra

Unknown disse...

tbém quero saber como faço pra expandir a terra???

em branco disse...

clik na placa q tem na terra ai é só apertar ok e pronto mais vc só podera aumentar suas terrar com dinheiro amarelo e verde e só apartir do nivel 5e a proxima terra somente no nivel 7 e assim por diante....